"Diferentes grupos de pessoas contribuem para a construção da sociedade de diferentes maneiras. Essa diversidade carrega um significado especial para a estrutura social como um todo. Se a diversidade não houvesse existido, a sociedade humana não teria avançado nem mesmo até a Idade da Pedra, que se dirá do presente estágio de civilização.

Portanto devemos considerar e apoiar imparcialmente todas as diversas idéias, formas e cores que conduzem ao fomento do crescimento pessoal e desenvolvimento social entre os seres humanos. Se falharmos nisso, aquela parte da sociedade que foi construída em torno de uma idéia, forma ou cor particular irá definhar e morrer.

Eu dirijo isso não apenas àqueles que pensam profundamente sobre o bem-estar social, mas a todos os membros da sociedade, para incutir neles que ninguém, através de seus pensamentos, palavras ou acções, jamais deverá tolerar a injustiça."
P. R. Sarkar

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dia Mundial da Justiça Social

Publicação das Nações Unidas:


Na sua sexagésima segunda sessão, em Novembro de 2007, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 20 de Fevereiro como o Dia Mundial da Justiça Social. O dia foi observado pela primeira vez em 2009.

Os Estados membros foram convidados a dedicar este dia especial para a promoção de atividades nacionais concretas em conformidade com os objetivos e metas da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Social e da vigésima-quarta sessão da Assembleia Geral, intitulada "Encontro Mundial para o Desenvolvimento Social e além: alcançar o desenvolvimento social para todos num mundo globalizado". 

Conforme reconhecido pela Cúpula Mundial, o desenvolvimento social visa a justiça social, solidariedade, harmonia e igualdade dentro e entre os países e que justiça social, igualdade e equidade constituam os valores fundamentais de todas as sociedades. Para conseguir "uma sociedade para todos" os governos assumiram o compromisso para a criação de um quadro de acção para promover a justiça social, aos níveis nacional, regional e internacional. Eles também se comprometeram a promover a distribuição equitativa da renda e maior acesso aos recursos, através da equidade e igualdade de oportunidades para todos. Os governos também reconhecem que o crescimento económico deve promover a equidade e justiça social e que "uma sociedade para todos" deve estar baseada na justiça social e no respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais. 

A observância do dia deve contribuir para a consolidação dos esforços da comunidade internacional para a erradicação da pobreza, a promoção do pleno emprego e o trabalho decente, igualdade de género e acesso ao bem-estar social e justiça para todos.
Mensagem do Secretário-Geral Ban Ki-moon
"A justiça social é mais do que um imperativo ético, é um alicerce para a estabilidade nacional e da prosperidade global. A igualdade de oportunidades, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos - são essenciais para libertar todo o potencial produtivo das nações e dos povos. 
O Dia Mundial da Justiça Social é um chamado para todos os países a tomarem medidas concretas que dão sentido aos valores universais da dignidade humana e oportunidades para todos. O foco da comemoração deste ano - assegurar a protecção social para todos - é crucial para construir uma sociedade mais justa, mais inclusiva e equitativa.

À medida que continuamos a enfrentar as consequências da crise económica e financeira mundial, este desafio é mais importante do que nunca. Para as dezenas de milhões de pessoas que perderam seus empregos desde o início da crise, a recessão mundial está longe de terminar. Essa é uma razão pela qual a resposta das Nações Unidas para todo o sistema inclui uma iniciativa para estabelecer um piso de proteção social. Este esforço é projetado para ajudar a garantir o acesso aos serviços sociais básicos, proporcionar às pessoas as ferramentas para gerar renda decente, e reforçar as garantias para os pobres, vulneráveis e marginalizados.

Oitenta por cento das pessoas no mundo carecem de acesso à protecção social adequada. As mulheres são especialmente vulneráveis. A finalidade de um piso de proteção social é clara: ninguém deve viver abaixo de um determinado nível de renda, e todos devem ter acesso aos serviços públicos essenciais, como água e saneamento, saúde e educação.

Numerosos estudos descobriram que um piso social básico é globalmente acessível. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estão lançando um novo relatório hoje que apresenta 18 políticas inovadoras de proteção social que estão fazendo uma diferença real no mundo em desenvolvimento. E, em recente sessão da Comissão para o Desenvolvimento Social, os Estados também abordaram os sistemas de protecção social como um meio para reduzir a desigualdade e a exclusão social para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Ao mesmo tempo, devemos permanecer firmes contra as forças da discriminação que negam às pessoas a sua dignidade com base na religião, etnia ou condição económica. Também devemos agir rapidamente para criar um ambiente propício para a inclusão social e o trabalho decente para todos.

A busca da justiça social é crucial para maximizar o potencial de crescimento com equidade e minimizando os riscos de instabilidade social. Juntos vamos enfrentar o desafio e garantir que o nosso trabalho para o desenvolvimento sustentável proporcione justiça social para todos.”
Ban Ki-moon

0 comentários:

Enviar um comentário